top of page

Fotógrafo André Lessa visita o Projeto Trecho 2.8

No dia 17 de maio de 2012, atendendo ao convite do Professor e amigo Alessandro Kusuki, o fotógrafo André Lessa, do jornal O Estado de São Paulo, visitou o Trecho 2.8 - Criação e Pesquisa em Fotografia, projeto GENS e do Instituto Brasis.

Esta importante visita teve como foco relatar o desenvolvimento de sua carreira de fotógrafo e seu começo como assistente de fotógrafo depois de já ter cursado duas faculdades: ‘Medicina Veterinária’ e ‘Publicidade e Propaganda. Ilustrou com fotos e comentários suas reportagens fotográficas e contou sobre experiências que teve e continua tendo durante seu trabalho de fotógrafo para o grande jornal ‘O Estado de São Paulo’. Mencionou que a esposa lhe ajuda comprando revistas para atualizá-lo pois o tempo é curto para tantas tarefas e é muito importante ter conhecimento de tudo que está acontecendo.

Falou sobre a reportagem feita na Amazônia em 2008, no porto de Manaus, onde passou de 10 a 20 dias e de como ele fazia as fotografias. Comentou que a foto está primeiro no olho dele. Ele imagina, prepara, busca o momento e experimenta e também espera o tempo que for necessário para conseguir a foto que está dentro dele e depois dentro da câmera.

Ilustrou, com fotos de uma pauta do Prefeito Gilberto Kassab sobre a troca de coronéis; Exército descendo nos ares do ginásio do Pacaembú; pessoas em confronto com a polícia na USP durante o movimento “OCUPA SAMPA”; chuva e lentidão do trânsito da Marginal Tietê; Parada Gay em São Paulo; paralização de trens; um protesto sobre a morte de um ciclista na Av. Paulista; julgamento do assassino de Eloá – Lindenberg Farias; enchente no Campo de Marte; briga com torcedores do Corinthians; LULA saindo do Hospital Sírio Libanês (esperou mais de dez horas atrás de uma moita, de joelhos, para conseguir esta foto); foto de Neymar e a torcida do Santos, primeiro jogo de Neymar; e falou que com a lente 2.8 é muito fácil perder o foco.

André gosta de fazer retratos. Mostrou fotos do carnaval; de Roberto Carlos durante um show no nordeste; Bibi Ferreira e de Bibi King. Ao término de sua visita, retratou-nos, participantes do Trecho 2.8.

Valeu André! Retratamos você também com os nossos olhos e guardamos na pasta dentro do coração.

Texto de Mari Lopes Cordeiro, participante do Trecho 2.8

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page